Na empresa em que eu trabalho, que é a Loft, eu vejo como principais objetivos estratégicos o crescimento sustentável do negócio, a melhoria dos processos, o ganho de eficiência e a entrega de mais valor para o cliente. Como a Loft atua em um mercado muito competitivo e em constante mudança, acredito que também exista uma preocupação forte com inovação, posicionamento e fortalecimento da marca.
Do ponto de vista do marketing, eu entendo que esses objetivos têm relação direta com a forma como a empresa se apresenta para o mercado e com a experiência que ela entrega ao cliente. Na minha visão, o marketing não serve só para divulgar, mas para ajudar a construir percepção de valor, fortalecer a marca Loft e aproximar a empresa das necessidades reais do público. Isso conversa com a ideia da disciplina de que a estratégia de marketing precisa estar conectada à estratégia da organização e à centralidade do consumidor.
Eu vejo que, em uma empresa como a Loft, o marketing tem um papel importante não só na atração de clientes, mas também em mostrar diferenciais, gerar confiança e reforçar o posicionamento da marca. Hoje, principalmente em mercados mais dinâmicos, isso faz bastante diferença, porque não basta só oferecer um serviço, também é preciso comunicar bem o valor que a empresa entrega.
Então, para mim, quando o marketing está alinhado com os objetivos estratégicos da empresa, ele deixa de ser só uma área de comunicação e passa a contribuir de forma real para o crescimento e para a competitividade do negócio.